Dúvidas Frequentes

 

1 - Porque contratar um engenheiro civil na sua obra ?

engenheiro civil é preparado para projetar, administrar e gerenciar obras residenciais e comerciais. Todas as etapas de uma obra são acompanhadas pelo engenheiro civil garantindo a qualidade da obra.

 

2 - O que significa administração de obra ?

Administração de obra é o sistema usado por engenheiros civis e arquitetos para fazer o acompanhamento de uma obra civil. Normalmente a forma de cobrança é feita através de uma porcentagem do valor total da obra. Está dentro do escopo deste sistema a fiscalização dos serviços em campo, coordenação de equipes de funcionários, orçamentos e cotações, elaboração de cronogramas e etc.

 

3 - É necessária a contratação de um engenheiro civil para o acompanhamento da obra de minha residência ?

Não só para o acompanhamento da obra de uma residência, mas de qualquer obra civil. Por lei toda obra precisa de um responsável técnico que deve ser um profissional habilitado. Um engenheiro na obra diminui o desperdício, indica materiais diferenciados, melhora a produtividade e qualidade da mão de obra além de diminuir o tempo. Somando todas estas variáveis temos uma grande redução do custo final da obra.

 

4 - Quais são os projetos necessários para iniciar uma obra ?

Inicialmente é necessária a elaboração do projeto arquitetônico. Com este projeto é possível a elaboração do projeto de cálculo estrutural, instalações elétricas e instalações hidráulicas. Estes são os projetos básicos.

 

5 - Pretendo fazer uma reforma quais cuidados devo tomar ?

Quando vai se construir há vários cuidados a serem tomados para se garantir a qualidade final da obra, há uma série de tomadas de decisões que o engenheiro pode auxiliar e de maneira isenta te oferecer soluções técnicas adequadas que podem economizar tempo, material e dinheiro.

Num primeiro momento o planejamento é fundamental para sucesso de reforma ou ampliação, infelizmente vi casais iniciarem um reforma sem planejamento, isto gerou tantos problemas que o resultado foi final do casamento, você não precisa passar por este sofrimento. Planeje antes iniciar uma obra.

Havendo mudanças estruturais no imóvel é obrigatório dar entrada no alvará de aprovação e execução de reforma.

Obra em andamento.

Iniciou a reforma, neste momento é fundamental acompanhar, importante que profissional habilitado acompanhe sua obra no mínimo visitas semanais para orientar e acompanhar as etapas da execução.

 

6 - Houve a inclusão da NBR 16.280 sofre reformas e necessário tem engenheiro em reformas ?

Sim, a ABNT criou em 2014 a norma número NBR 16.280, que visa cuidar das edificações, alterações de qualquer modalidade sejam acompanhadas e tenha como responsável da obra um engenheiro, que apresente ART e acompanhe.